Pular para o conteúdo principal

Infografia, visualização e história do design gráfico



Os posts por aqui estão ficando um pouco raros... mas não abandonei o Drafts não, ok?
Ando bastante enrolado com meu projeto de TGI e é sobre ele que quero tratar nesse post.

Bom, primeiro: do que se trata?
Meu projeto pretende criar uma visualização infográfica da história do design gráfico, tendo por base a "bíblia" do assunto, o livro "A história do design gráfico", do Philip Meggs.

Como parte do processo criativo e da metodologia, criei um blog de acompanhamento. A ideia é compartilhar toda a pesquisa, referências e estudos relacionados ao tema, além de permitir que amigos e colegas me ajudem a enriquecer esse trabalho.

Se você se interessa por infográficos, visualização da informação e história do design gráfico, dá uma passadinha no blog do meu projeto, que provisoriamente estou chamando de Projeto HDG'10.

O endereço do blog é http://www.dougleonardo.com/hdg

Abraços e até o próximo - e espero que não tão demorado - post!

Comentários

gonzo disse…
Great blog on labels. I am new to labeling and have recently started doing my own barcode label design. Glad to find a great post on labels, am doing a bit of research to help me out.

Thanks again

Postagens mais visitadas deste blog

"Disconnect for a while. Read a book"

Isso! Vou usar esta frase como desculpa pelo tempão sem publicar nada por aqui. Bom, na verdade não é nem de perto só uma desculpa mesmo. Mas não vamos falar disso, afinal já estou de semi-férias de novo, um pouco mais tranquilo. A frase título deste post é uma sacada genial de um anúncio criado pela agência israelita Brickman para a livraria Tzomet Sfarim, seguindo o conceito "minimal" do tipo "por que eu não tive essa idéia antes??". Fazendo um trocadilho com o nome do site de relacionamento Facebook , o anúncio diz: "Face a book", ou em português, "Encare um livro". Muito bom! Este anúncio eu vi em um site muito bacana que descobri ontem, o Ads Of The World .

Um cartaz para o #forasarney

Nos últimos dias todos ficaram sabendo do barulho que anda fazendo a campanha online que pede a renúncia do Presidente do Senado José Sarney. Lançada no Twitter pelo Rafinha Bastos há algumas semanas, a campanha foi tomando grandes proporções e cada vez mais pessoas passaram a trocar mensagens identificadas pelo tópico #forasarney, criticando a permanência de Sarney no poder. Até mesmo um blog foi lançado: o forasarney.com.br Bom, para demonstrar meu apoio a campanha, segue uma brincadeira que fiz com base no famoso cartaz criado por Shepard Fairey para a campanha de Barack Obama. É claro que, no nosso caso, o cartaz também tem a função de apoiar, mas apoiar a renúncia do Sr. Sarney. Quem sabe não adotam o cartaz na campanha? haha :) Quer imprimir? Baixe o PDF aqui. Aquele abraço!

Guia de mídias sociais para designers e criativos - Parte I

Faz um tempo que tava querendo compartilhar com vocês uma listagem inicial de sites dentro desta idéia de mídias sociais / networking, voltados para designers e criativos em geral. Para quem trabalha com criação, é fundamental ter um portfolio apresentando trabalhos realizados, ainda que sejam apenas trabalhos acadêmicos. Na verdade, na minha opinião um bom portfolio certamente conta bem mais do que um bom currículo. O grande problema é que com a correria do dia-a-dia, trabalhos para entregar para clientes ou para professores, estudos, pesquisas, e claro, o tempo que precisamos para desencanar de tudo isso, acaba faltando um espaço para criar um bom portfolio. É neste sentido que se torna ainda mais interessante utilizar boas ferramentas pra ter seu trabalho visto. Aliás, ainda que você tenha um bom portfolio, todos estes sites ajudam a "fazer um barulho" sobre quem você é e o que faz, o que te torna mais fácil de ser encontrado. Eu mesmo estou procurando aos poucos encontrar...