Doug Leonardo . Drafts: Antes eram apenas as últimas folhas do caderno. Agora o caderno só tem últimas folhas.Me siga no Twitter!Ir para a home do Blog

sexta-feira, agosto 27, 2010

São Paulo, do ponto de vista de grandes designers e arquitetos



O cineasta Marcelo Galvão conversa com a arquiteta Letícia Nobell, os designers Fernando e Humberto Campana e com os arquitetos do Triptyque sobre suas relações com a cidade e de que forma ela se relaciona com suas inspirações e processos criativos.

Com excelentes imagens com efeito tilt-shift (aquele efeito de "miniaturização" da imagem), o video faz ver o lado belo da feia e complicada cidade de São Paulo.

Vi na Wallpaper Magazine.

sexta-feira, agosto 13, 2010

John Mayer's "Mobile Studies": The Social Media version of Battle Studies

What if John Mayer released a social media version of Battle Studies? :D



This is a little tribute to this genial guitarist.
By the way, "Battle Studies" is a must-have CD. Simply amazing!

Thanks to my brother Jonas for helping me out on some song names. That was pretty fun!

quarta-feira, julho 28, 2010

Animamundi 2010

Ontem fui à pré-estréia do AnimaMundi 2010 de São Paulo.
Pra quem não conhece, trata-se do maior festival de filmes de animação da América Latina que, em 2010, completa 18 anos de existência.

Encontrei no Vimeo e no Youtube, três das animações que assisti ontem e curti muito. Dois dos vídeos são trailers.

Vou começar pela animação francesa Opera TA TA TA TA, dirigida por Antoine Rota. Ela conta a história de uns mafiosos bastante atrapalhados. Essa foi colocada na íntegra no Youtube:



A Der Kleine und das Biest (O garotinho e a fera), dos alemães Johannes Weiland e Uwe Heidschötter mostra o ponto de vista de uma criança sobre uma situação bastante conhecida no mundo dos adultos.



E deixei por último uma animação brazuca de extrema qualidade, chamada Os Anjos do Meio da Praça, criada por Alê Camargo e Camila Carrossine. Conta a história de anjos e sonhos esquecidos.
A animação tem um blog. É o http://anjosdomeiodapraca.blogspot.com/.



O Animamundi 2010 em São Paulo acontece de 28 de julho a 1° de agosto no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda.

Mais informações no site do festival:
http://www.animamundi.com.br/

quinta-feira, julho 08, 2010

Ele já sabia!



Divulgado hoje o logotipo psicografado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Um minuto de silêncio, por favor.

:(

terça-feira, junho 29, 2010

Sean Gordon, o irmão músico do Sonic



O cara é tão rápido com as cordas quanto o Ouriço azul da Sega. E o cabelo é igual, vai! :)

Essa é pra você (que acha) que toca violão ou guitarra bem. É pra você também que diz que eu toco violão e guitarra bem! Bora rever conceitos! hehe...



Feeling e técnica em alto nível. Assista, vale a pena!

Tem um filme bacaninha (bem água com açúcar) chamado "O som do coração", em que o personagem principal toca violão nessa mesma pegada. Vale conferir tbm. Aí vai o trailer:



A dica foi do @mynameis_jonas do blog Da boca da Baleia. :)

quinta-feira, junho 24, 2010

Defina "mandar bem no Illustrator"

















E você e eu aqui achando que mandávamos bem no desenho vetorial... tsc, tsc...

O nome da fera é Ruslan Khasanov, ilustrador da Russia.
Vi no Behance.

terça-feira, abril 27, 2010

WGD 2010 - Por que eu valorizo o design

Without design, every project would be a mistake. (Doug Leonardo)

"I value design because without design, every project would be a mistake."

(Eu valorizo o design porque sem design, todo projeto seria um erro.)

Esse é o cartaz com a minha frase para o Dia Mundial do Design Gráfico, comemorado hoje, dia 27 de abril, e promovido pela ICOGRADA, o conselho internacional de associações de design gráfico.

A data é celebrada desde 1995 e refere-se ao dia em que a ICOGRADA foi fundada.

Neste ano, os idealizadores lançaram a pergunta: Por que você valoriza o design?

A ideia é que nós, principalmente estudantes e profissionais da área, possamos refletir sobre nossa atuação e nossa visão sobre o ofício.

Todo mundo pode contribuir, mandando frases no Twitter com a hashtag #wgd2010

Se quiser, faça como eu e baixe o cartaz no site da ICOGRADA para compartilhar sua frase sobre por que você valoriza o design.

Sucesso a todos nós designers! :) G9SDFWJUANFF

quinta-feira, abril 22, 2010

Infografia, visualização e história do design gráfico



Os posts por aqui estão ficando um pouco raros... mas não abandonei o Drafts não, ok?
Ando bastante enrolado com meu projeto de TGI e é sobre ele que quero tratar nesse post.

Bom, primeiro: do que se trata?
Meu projeto pretende criar uma visualização infográfica da história do design gráfico, tendo por base a "bíblia" do assunto, o livro "A história do design gráfico", do Philip Meggs.

Como parte do processo criativo e da metodologia, criei um blog de acompanhamento. A ideia é compartilhar toda a pesquisa, referências e estudos relacionados ao tema, além de permitir que amigos e colegas me ajudem a enriquecer esse trabalho.

Se você se interessa por infográficos, visualização da informação e história do design gráfico, dá uma passadinha no blog do meu projeto, que provisoriamente estou chamando de Projeto HDG'10.

O endereço do blog é http://www.dougleonardo.com/hdg

Abraços e até o próximo - e espero que não tão demorado - post!

quarta-feira, março 31, 2010

Um tour virtual pela Capela Sistina



Fiquei impressionado com a qualidade da experiência que o site do Museu do Vaticano proporcionou nesse tour virtual e panorâmico pela Capela Sistina. Simplesmente fantástico! Daqueles sites que todo mundo tem que visitar, principalmente quem não teve a oportunidade de ver isso pessoalmente!







Acesse! Vale muito a pena esperar o carregamento:
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

Há alguns meses, postei aqui o projeto de visualização de museus no Google Earth, lembra? :) Muito bom tbm!

quarta-feira, março 17, 2010

Cartaz para o show do John Mayer

Bom, não é novidade que sou um grande fã do som do John Mayer. Quem me conhece e já me viu com um violão na mão sabe bem disso... hehe...

Mas neste post vou falar sobre um projeto gráfico muito bacana, feito para promover os shows do guitarrista no mês passado, realizados no Madison Square Garden.



O pessoal da House Industries produziu um cartaz em serigrafia, utilizando apenas letterings feitos pela Photo-Lettering, impressos sobre papel especial da French Paper.



Dá uma olhada nessas fotos do resultado. Design gráfico Old School! hehe... Muito bom!







Um desses ficaria muito bonito na parede na minha sala lá de casa, viu...

quarta-feira, março 03, 2010

Mostre o conteúdo do seu Flickr, Twitter e Delicious em seu site ou blog

Em janeiro, fiz um workshop com a galera do SENAC e, dentre outras coisas, falei sobre o uso de gadgets, badges e widgets de sites de redes sociais em portfolios ou blogs. O conteúdo do workshop compartilhei com vocês aqui.

Isso pode ser uma ferramenta bastante interessante quando você utiliza estes canais de comunicação (Twitter, Facebook, Flickr, Delicious etc.) para compartilhar informações e conhecimento relacionado à sua área de atuação, pois permite que você centralize tudo isso em seu site ou blog.

Atendendo a alguns pedidos, principalmente da minha amiga Mirela Terce, vou listar aqui um pequeno guia de como instalar e utilizar algumas destas bugigangas virtuais. É interessante que você conheça o mínimo de HTML, mas não necessariamente.

De maneira geral, o que se tem a fazer é copiar os códigos HTML disponibilizados pelos próprios sites como Flickr e Twitter (ou por site que criam estes módulos) e colá-los em seu blog ou site. Simples né? Bora lá...

Como apresentar meus updates do Flickr em meu site ou blog?


Inserir seus updates do Flickr em seu site é bem simples, mesmo se você não manja nada de HTML, e ao mesmo tempo, bem bacana se você manja e está a fim de personalizar a forma de apresentar isto em seu site.

Acesse a página de criação da badge do Flickr no seguinte endereço:
http://www.flickr.com/badge.gne.
Você precisará entrar com seu login e senha



Esta tela pede que você selecione o tipo de módulo que deseja criar: HTML (estático) ou Flash (animado). Escolha o que achar mais bacana. Se você manja de CSS, o módulo HTML permite que você tenha acesso aos estilos. :)

Feito? Bom, daí em diante é só seguir as instruções do Flickr para personalizar o módulo do jeito que deseja. Em mais três passos você terá possibilidades como:
• Escolher qual o conteúdo que deseja mostrar (tudo, um álbum específico, somente fotos com uma determinada tag...);
• Definir quantos itens serão mostrados, de que tamanho, se deseja mostrar sua imagem de perfil, se será um bloco vertical ou horizontal;
• Escolher as cores do módulo.

Depois de definir tudo, o último passo é copiar (ctrl+c) o código prontinho que o Flickr gera para que você cole no HTML do seu site ou blog. No meu caso, gerei um módulo HTML e o inseri na sidebar daqui do blog.



Cole em seu site ou blog e depois me diz se funfou! :)

Quero mostrar meus updates do Twitter em meu site


Se você usa o Blogger, dentro do painel de configurações / personalização, entre na aba layout e procure pelo link "adicionar um gadget". Faça uma pesquisa por "Twitter Updates" e clique nele para adicioná-lo. Daí basta seguir as instruções do Blogger.

Para quem manja de XHTML/CSS, vou compartilhar com vocês o código que uso aqui no meu blog, que se não me engano adaptei do Twitter Updates mesmo. Aí vai:

Estilos CSS:




HTML:



Importante:
No código acima, você precisa substituir meu nome de usuário do Twitter (dougleonardo) pelo seu nos seguintes trechos:

  1. http://twitter.com/statuses/user_timeline/dougleonardo.json?callback=twitterCallback2&count=3

  2. http://twittercounter.com/embed/?username=dougleonardo&style=black


Uma dica: se quiser aumentar a quantidade de updates a serem mostrados, no item 1 (a primeira URL em que você vai inserir seu nome de usuário) altere o valor em count=3 para a quantidade que quiser (ex.: count=6).

Compartilhando meus favoritos do Delicious em meu site


Se você usa o Delicious, ferramenta de favoritos do Yahoo, você também pode inserir em seu blog ou site o módulo de apresentação dos seus últimos sites favoritos.

Para isto, basta acessar:
http://delicious.com/help/linkrolls
Você precisará entrar com seu login e senha

Lá você poderá criar e personalizar o seu módulo e, automaticamente, gerar o código HTML correspondente. Depois, é só colar este código onde quiser em seu site ou na sidebar do seu blog!


Espero que tenham curtido!

Até a próxima! ;)

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Aquele fundo verde

Um vídeo muito bacana que vi no TheDW.us mostra que o tal do cromaqui (greenscreen, chroma key) vai muito mais além do que a gente imagina quando vê esses seriados e filmes americanos...

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Guia básico de segurança em sites de redes sociais

Fiquei sabendo agora há pouco que hoje é o Dia da Internet Segura, em que a idéia é promover o uso seguro e consciente do que a web tem pra oferecer.

Achei bem interessante a iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal de divulgar uma cartilha com dicas de segurança para os sites de relacionamento mais populares no Brasil (Orkut, Facebook e Twitter).

Na verdade, acho que faltou tratar do MSN Messenger. A quantidade de gente que cai em golpes via e-mails ou nos próprios chats utilizando essa ferramenta é bem grande. E não falo só de quem tem pouca prática com essas "modernidades" não. Tem muita gente que já conhece bem essas pilantragens da net e mesmo assim acaba caindo.

Quem sabe numa próxima cartilha, né?

Dica interessante que vi no blog Comunicadores.

Cuidem-se! :)

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Atuação em design, produção de portfolio e redes sociais para designers

Como prometido, vou publicar aqui no blog o conteúdo do minha apresentação / workshop realizado na última terça, dia 26/01 no SENAC de Comunicação e Artes.

Antes de mais nada, agradeço novamente a minha amiga Mirela Terce, designer e professora do SENAC, e Tatiane Cornetti, coordenadora dos cursos de web e multimídia, pelo convite e pela oportunidade de apresentar o meu trabalho e expor minhas idéias.

Deixo aqui a dica: visitem o blog delas!
http://www.tmultimidia.blogspot.com/

Basicamente, tratamos de três assuntos:

1. Uma breve apresentação profissional minha + dois cases e projetos / trabalhos;
2. Uma visão geral sobre portfolios;
3. O que as redes sociais tem para nós designers;

Vou tentar fazer um resumão aqui. Aí vai...

Bio / Cases



A idéia aqui foi falar um pouco sobre minha trajetória profissional, desde o primeiro curso de webdesign que fiz ainda na época do ensino médio (e que foi fundamental para a escolha da minha profissão), passando pela primeira facu - Design de Multimídia no Senac - procura de emprego e estágios, até a minha ocupação atual como designer, cursando a segunda graduação na Mackenzie.

Levei dois cases que foram e até hoje são dos mais desafiadores e enriquecedores da minha carreira profissional:
Insite: empresa na qual trabalho há quase 6 anos;
Robô Ed: Projeto de inteligência artificial realizado para (mas tbm em conjunto com) a equipe do CONPET da Petrobras.

Portfolios

Você é o que você (mostra que) faz

Há algum tempo venho levando cada vez mais a sério a influência do acaso no processo criativo, ou seja, como devo estar atento ao que me acontece enquanto estou imerso em um trabalho ou projeto. Bom, mas esse é outro papo prum próximo post.

O fato é que, pouco antes da apresentação, li uma matéria publicada na Revista ABCDesign (valeu Barbara! :) e a frase acima dava título a uma matéria que falava exatamente sobre portfolios. Na verdade, o "mostra que" é uma inclusão minha.

Estamos falando de portfolio, logo, o mostrar o que faz me parece tão importante quanto o fazer. Daí a minha anotação em azul.

O portfolio deve cumprir o papel de dizer quem é você. Ele também será responsável por apresentar suas habilidades, seu domínio em ferramentas, sua capacidade de resolver problemas (como o de realizar o seu próprio portfolio, por exemplo), sua criatividade e, principalmente, sua identidade.

Alvo

Uma questão importante a se considerar na hora de produzir um portfolio é a definição de um público-alvo, ou seja, com quem você quer falar.



Se a idéia é mais empreendedora, focada em atrair clientes, a preocupação principal do site deve ser demonstrar o que você faz, apresentar os resultados.

Se a procura de um emprego novo é o foco, é importante estar atento não só aos resultados como também à metodologia, ou seja, mostrar como você faz o que você faz. Neste caso, o processo de trabalho tem peso equivalente ao dos resultados obtidos.

No caso de um perfil mais acadêmico, o "quem é você", ou seja, seu curriculum é o que manda. Daí a importância de se ter um cadastro de pesquisador no CNPq, por exemplo.

Um último enfoque, não menos importante é o de experimentação, a busca pela inovação de forma desprendida com relação ao mercado.

O importante é definir uma hierarquia de prioridades entre esses direcionamentos para que o objetivo do portifa seja atingido.

Organização

Procure apresentar trabalhos diversos e relevantes. São eles que vão demonstrar o que você é capaz de fazer. Não há necessidade de mostrar todos os trabalhos que você já fez. Eleja seus favoritos. Mas não descarte os demais! Vamos ver adiante o que fazer para que eles também sejam vistos.

A identidade visual é a expressão gráfica de suas características pessoais e profissionais. Invista nela! No more "Casa de ferreiro, espeto de pau"!

Ferramentas grátis para enriquecer seu portfólio e seus projetos. Use-as!

Sabe o Google? Já viu a quantidade de ferramentas gratuitas que eles oferecem para nós web designers? Não? Então é bom dar uma olhada! Comece pelo Google Webmaster Tools, passe pelo Google Friend Connect e trate de dar uma boa fuçada no Google Analytics! São ferramentas fantásticas e muito úteis!

Badges e gadgets! Com essas ferramentas prontas você consegue agregar conteúdos de outros sites em que você tem conta (como o Flickr ou o Twitter), enriquecendo seu site (isto, claro, se você usa estas contas para fins que se relacionam mais com sua carreira profissional. Mostrar fotos daquela cervejada da facu ou aquela twittada sobre o paredão do BBB não vai acrescentar muito ao seu portfolio, né?).

Plugins do Firefox. Para webdesigners eles podem ser uma mão na roda!
Dois bastante interessantes são o WebDeveloper e o Firebug.

Regra Fundamental!

Não há regras! Fuja delas!
E esta é uma regra que você também pode deixar de seguir!
Defina suas próprias regras baseadas na sua identidade e no conceito que criou para o seu projeto.

Redes Sociais para nós Designers!



Queremos mostrar o que fazemos para muita gente, certo? E aí? (ou #comofaz)

Há um tempo que começamos a entender a web não mais como uma "rede de computadores" como ainda ouvimos em reportagens na tv, e sim como uma rede de pessoas online, com suas preferências, opiniões, gostos, desejos, emoções...



Considerando essa nova idéia, a tal web 2.0, os relacionamentos, a colaboração, o compartilhamento e as interações e relações entre as pessoas e seus perfis são o que movem o que estamos conhecendo como redes sociais.

O que nós designers podemos extrair de proveitoso em tudo isso?

1. "Não tenho tempo para criar um portfolio."


Hoje temos algumas dezenas de redes sociais para designers. São gratuitos, altamente personalizáveis (na maioria das vezes) e neles é possível expor trabalhos de forma profissional, além de compartilhar informações com outros designers.



Além dessas, ainda rola incluir:

Shownd.com
Issuu.com
Creatiu.com
Creativehub.com
DeviantArt.com
DesignUp.pro.br

Estas ferramentas, ainda que não substituam um bom portfolio, podem agregar valor a ele ou mesmo cumprir a tarefa de expor seus trabalhos enquanto o tempo tá curto.

2. Mão na massa!



Escreva!
Exercitar a capacidade crítica e a organização do pensamento é nossa tarefa de casa. Assistiu um filme, foi a uma exposição, viu algo bacana... Escreva sobre seu ponto de vista. O Blogger e o WordPress são ferramentas gratuitas!

Espalhe!
Mostre para seus amigos (conhecidos, seguidores...), espalhe o que você faz nas redes que participa.

Compartilhe!
Algo te inspirou? Curtiu um site, uma ilustração, um evento que está para acontecer? Compartilhe! Compartilhe!! Trocar experiências é o que torna tudo muito mais rico!



Espero que o resumão tenha ficado bacana!

Valeu e até a próxima!

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Imã de geladeira de designer

Na boa, se eu não encontrar pra vender, vou ter que chupinhar a ideia e fazer um igual pra colocar na minha geladeira!! :D

Olha que demais essa idéia! Imã de geladeira do Photoshop!!







Show né? Vi nos arquivos do 1 Design / Day
 

.Drafts: Blog do designer Doug Leonardo.

Visite: www.dougleonardo.com | Twitter.com/dougleonardo

Layout originalmente criado por Douglas Bowman e personalizado por Doug Leonardo.

BlogBlogs.Com.Br