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Atuação em design, produção de portfolio e redes sociais para designers

Como prometido, vou publicar aqui no blog o conteúdo do minha apresentação / workshop realizado na última terça, dia 26/01 no SENAC de Comunicação e Artes.

Antes de mais nada, agradeço novamente a minha amiga Mirela Terce, designer e professora do SENAC, e Tatiane Cornetti, coordenadora dos cursos de web e multimídia, pelo convite e pela oportunidade de apresentar o meu trabalho e expor minhas idéias.

Deixo aqui a dica: visitem o blog delas!
http://www.tmultimidia.blogspot.com/

Basicamente, tratamos de três assuntos:

1. Uma breve apresentação profissional minha + dois cases e projetos / trabalhos;
2. Uma visão geral sobre portfolios;
3. O que as redes sociais tem para nós designers;

Vou tentar fazer um resumão aqui. Aí vai...

Bio / Cases



A idéia aqui foi falar um pouco sobre minha trajetória profissional, desde o primeiro curso de webdesign que fiz ainda na época do ensino médio (e que foi fundamental para a escolha da minha profissão), passando pela primeira facu - Design de Multimídia no Senac - procura de emprego e estágios, até a minha ocupação atual como designer, cursando a segunda graduação na Mackenzie.

Levei dois cases que foram e até hoje são dos mais desafiadores e enriquecedores da minha carreira profissional:
Insite: empresa na qual trabalho há quase 6 anos;
Robô Ed: Projeto de inteligência artificial realizado para (mas tbm em conjunto com) a equipe do CONPET da Petrobras.

Portfolios

Você é o que você (mostra que) faz

Há algum tempo venho levando cada vez mais a sério a influência do acaso no processo criativo, ou seja, como devo estar atento ao que me acontece enquanto estou imerso em um trabalho ou projeto. Bom, mas esse é outro papo prum próximo post.

O fato é que, pouco antes da apresentação, li uma matéria publicada na Revista ABCDesign (valeu Barbara! :) e a frase acima dava título a uma matéria que falava exatamente sobre portfolios. Na verdade, o "mostra que" é uma inclusão minha.

Estamos falando de portfolio, logo, o mostrar o que faz me parece tão importante quanto o fazer. Daí a minha anotação em azul.

O portfolio deve cumprir o papel de dizer quem é você. Ele também será responsável por apresentar suas habilidades, seu domínio em ferramentas, sua capacidade de resolver problemas (como o de realizar o seu próprio portfolio, por exemplo), sua criatividade e, principalmente, sua identidade.

Alvo

Uma questão importante a se considerar na hora de produzir um portfolio é a definição de um público-alvo, ou seja, com quem você quer falar.



Se a idéia é mais empreendedora, focada em atrair clientes, a preocupação principal do site deve ser demonstrar o que você faz, apresentar os resultados.

Se a procura de um emprego novo é o foco, é importante estar atento não só aos resultados como também à metodologia, ou seja, mostrar como você faz o que você faz. Neste caso, o processo de trabalho tem peso equivalente ao dos resultados obtidos.

No caso de um perfil mais acadêmico, o "quem é você", ou seja, seu curriculum é o que manda. Daí a importância de se ter um cadastro de pesquisador no CNPq, por exemplo.

Um último enfoque, não menos importante é o de experimentação, a busca pela inovação de forma desprendida com relação ao mercado.

O importante é definir uma hierarquia de prioridades entre esses direcionamentos para que o objetivo do portifa seja atingido.

Organização

Procure apresentar trabalhos diversos e relevantes. São eles que vão demonstrar o que você é capaz de fazer. Não há necessidade de mostrar todos os trabalhos que você já fez. Eleja seus favoritos. Mas não descarte os demais! Vamos ver adiante o que fazer para que eles também sejam vistos.

A identidade visual é a expressão gráfica de suas características pessoais e profissionais. Invista nela! No more "Casa de ferreiro, espeto de pau"!

Ferramentas grátis para enriquecer seu portfólio e seus projetos. Use-as!

Sabe o Google? Já viu a quantidade de ferramentas gratuitas que eles oferecem para nós web designers? Não? Então é bom dar uma olhada! Comece pelo Google Webmaster Tools, passe pelo Google Friend Connect e trate de dar uma boa fuçada no Google Analytics! São ferramentas fantásticas e muito úteis!

Badges e gadgets! Com essas ferramentas prontas você consegue agregar conteúdos de outros sites em que você tem conta (como o Flickr ou o Twitter), enriquecendo seu site (isto, claro, se você usa estas contas para fins que se relacionam mais com sua carreira profissional. Mostrar fotos daquela cervejada da facu ou aquela twittada sobre o paredão do BBB não vai acrescentar muito ao seu portfolio, né?).

Plugins do Firefox. Para webdesigners eles podem ser uma mão na roda!
Dois bastante interessantes são o WebDeveloper e o Firebug.

Regra Fundamental!

Não há regras! Fuja delas!
E esta é uma regra que você também pode deixar de seguir!
Defina suas próprias regras baseadas na sua identidade e no conceito que criou para o seu projeto.

Redes Sociais para nós Designers!



Queremos mostrar o que fazemos para muita gente, certo? E aí? (ou #comofaz)

Há um tempo que começamos a entender a web não mais como uma "rede de computadores" como ainda ouvimos em reportagens na tv, e sim como uma rede de pessoas online, com suas preferências, opiniões, gostos, desejos, emoções...



Considerando essa nova idéia, a tal web 2.0, os relacionamentos, a colaboração, o compartilhamento e as interações e relações entre as pessoas e seus perfis são o que movem o que estamos conhecendo como redes sociais.

O que nós designers podemos extrair de proveitoso em tudo isso?

1. "Não tenho tempo para criar um portfolio."


Hoje temos algumas dezenas de redes sociais para designers. São gratuitos, altamente personalizáveis (na maioria das vezes) e neles é possível expor trabalhos de forma profissional, além de compartilhar informações com outros designers.



Além dessas, ainda rola incluir:

Shownd.com
Issuu.com
Creatiu.com
Creativehub.com
DeviantArt.com
DesignUp.pro.br

Estas ferramentas, ainda que não substituam um bom portfolio, podem agregar valor a ele ou mesmo cumprir a tarefa de expor seus trabalhos enquanto o tempo tá curto.

2. Mão na massa!



Escreva!
Exercitar a capacidade crítica e a organização do pensamento é nossa tarefa de casa. Assistiu um filme, foi a uma exposição, viu algo bacana... Escreva sobre seu ponto de vista. O Blogger e o WordPress são ferramentas gratuitas!

Espalhe!
Mostre para seus amigos (conhecidos, seguidores...), espalhe o que você faz nas redes que participa.

Compartilhe!
Algo te inspirou? Curtiu um site, uma ilustração, um evento que está para acontecer? Compartilhe! Compartilhe!! Trocar experiências é o que torna tudo muito mais rico!



Espero que o resumão tenha ficado bacana!

Valeu e até a próxima!

Comentários

Bárbara disse…
Opa! Rolou até agradecimento pelo emprestimo da revista hahaha!
Muito bom o resumo, incrível que estes dias eu estava falando sobre isso com vc, redes sociais para portifólio :) .
Ótimas dicas e parabéns pelo trabalho \o/

Bjs

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