Esse é um dos meus assuntos favoritos e sem dúvida é um dos desafios mais bacanas da profissão do designer, na minha opinião: a criação ou reformulação de uma identidade visual.
No caso da Pizza Hut, a reformulação ocorreu num cenário mais abrangente, envolvendo também outros aspectos do que se chama de branding (conjunto de relações da marca com seus consumidores e o mercado como um todo) da rede de restaurantes. Veja a mudança:
A rede passa a utilizar o nome "The Hut", não deixando porém o "Pizza Hut" de lado.
As grandes mudanças se devem ao declínio de interesse (dos americanos, principalmente) em programas do tipo sair pra comerporcaria. As mudanças de comportamento, em especial nos últimos tempos de crise, fizeram o consumidor preferir comer mais em casa e menos em restaurantes.
Brian Niccol, CMO da rede de Pizzarias ressalta em entrevista à revista Brandweek a importância do design neste processo de criar uma expressão emocional para a marca, e diz que a idéia nestas novas estratégias é atingir a nova "geração mobile" em uma linguagem, segundo ele, adequada a este público. Leia o trecho da entrevista:
"Design is a great way to create an emotional expression for your brand. But the pizza category has been a real laggard in doing that. Our red box is a game changer in packaging and design. And yes, we're also introducing another vocabulary word with Pizza Hut, which is 'The Hut.' That ties in nicely with (today's) texting generation. We wanted to make sure that Pizza Hut and 'The Hut' become common vernacular for our brand. Red is our mark and when you see that red roof, people will refer to it as 'The Hut' or 'Pizza Hut.' As we expand our online and mobile businesses, 'The Hut' is the perfect icon for our mobile generation. "
(Brian Niccol, CMO da Pizza Hut - Fonte: Brandweek)
Bom, andei lendo sobre isto por aí e me parece que nem mesmo na gringolândia (onde a expressão "The hut" faz mais sentido) a nova estratégia agradou muito.
Segundo alguns blogs americanos como o Brand New e o IDSGN (este último foi onde encontrei mais informações), a estratégia vem sendo aos poucos aplicada deste janeiro passado.
Embora não tenha agradado muito, a idéia do nome adicional "The Hut" se assemelha bastante a idéia da Coca-Cola em utilizar em alguns mercados específicos o nome "Coke", como lembra Christopher Fuller, porta-voz da Pizza Hut, em entrevista para a Wallet Pop: "We think that 'The Hut' is to Pizza Hut as Coke is to Coca-Cola. We have begun using the term in conjunction with Pizza Hut in our advertising, pizza boxes and some restaurants."
Minha opinião? Bom, apesar de sempre achar que o logo mais parecia com um chapéu (como li em algum comentário por aí: parece o chapéu do Inspetor Bugiganga hehe), entendo que o anterior tinha mais expressão e, talvez pelo uso de detalhes em verde e amarelo, parecia remeter mais a especialidade da casa. De qualquer forma a tipografia é bem bacana e os "underlines" me passam a idéia daquelas pás-de-cozinha-que-não-sei-o-nome utilizadas para tirar a pizza do forno. Isto pelo fato destas linhas estarem abaixo das duas palavras.
De qualquer forma mudanças desse tipo sempre são polêmicas, né? E você o que achou?
No caso da Pizza Hut, a reformulação ocorreu num cenário mais abrangente, envolvendo também outros aspectos do que se chama de branding (conjunto de relações da marca com seus consumidores e o mercado como um todo) da rede de restaurantes. Veja a mudança:
A rede passa a utilizar o nome "The Hut", não deixando porém o "Pizza Hut" de lado.
As grandes mudanças se devem ao declínio de interesse (dos americanos, principalmente) em programas do tipo sair pra comer
Brian Niccol, CMO da rede de Pizzarias ressalta em entrevista à revista Brandweek a importância do design neste processo de criar uma expressão emocional para a marca, e diz que a idéia nestas novas estratégias é atingir a nova "geração mobile" em uma linguagem, segundo ele, adequada a este público. Leia o trecho da entrevista:
"Design is a great way to create an emotional expression for your brand. But the pizza category has been a real laggard in doing that. Our red box is a game changer in packaging and design. And yes, we're also introducing another vocabulary word with Pizza Hut, which is 'The Hut.' That ties in nicely with (today's) texting generation. We wanted to make sure that Pizza Hut and 'The Hut' become common vernacular for our brand. Red is our mark and when you see that red roof, people will refer to it as 'The Hut' or 'Pizza Hut.' As we expand our online and mobile businesses, 'The Hut' is the perfect icon for our mobile generation. "
(Brian Niccol, CMO da Pizza Hut - Fonte: Brandweek)
Bom, andei lendo sobre isto por aí e me parece que nem mesmo na gringolândia (onde a expressão "The hut" faz mais sentido) a nova estratégia agradou muito.
Segundo alguns blogs americanos como o Brand New e o IDSGN (este último foi onde encontrei mais informações), a estratégia vem sendo aos poucos aplicada deste janeiro passado.
Embora não tenha agradado muito, a idéia do nome adicional "The Hut" se assemelha bastante a idéia da Coca-Cola em utilizar em alguns mercados específicos o nome "Coke", como lembra Christopher Fuller, porta-voz da Pizza Hut, em entrevista para a Wallet Pop: "We think that 'The Hut' is to Pizza Hut as Coke is to Coca-Cola. We have begun using the term in conjunction with Pizza Hut in our advertising, pizza boxes and some restaurants."
Minha opinião? Bom, apesar de sempre achar que o logo mais parecia com um chapéu (como li em algum comentário por aí: parece o chapéu do Inspetor Bugiganga hehe), entendo que o anterior tinha mais expressão e, talvez pelo uso de detalhes em verde e amarelo, parecia remeter mais a especialidade da casa. De qualquer forma a tipografia é bem bacana e os "underlines" me passam a idéia daquelas pás-de-cozinha-que-não-sei-o-nome utilizadas para tirar a pizza do forno. Isto pelo fato destas linhas estarem abaixo das duas palavras.
De qualquer forma mudanças desse tipo sempre são polêmicas, né? E você o que achou?
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