Pular para o conteúdo principal

O futuro do design de produto

"Programable matter" é o nome que a Intel deu para um protótipo que vai revolucionar a forma de se projetar e de se fazer design para a indústria em geral, em especial para a indústria automotiva.

Transformar cor, formas e dimensões de um produto através de uma reprodução gráfica em 3D, em tempo real, sem telas, mouses, teclados... Parece ficção científica? Bom, para a Intel isto parece ser apenas uma evolução para um futuro próximo...



Grandes avanços estão rolando também quando o assunto é impressora 3D.
Elas estão no mercado há algumas décadas, mas de uns tempos pra cá vêm se tornando cada vez mais acessíveis. Hoje já é possível encontrar este tipo de máquina pelo valor em torno de US$ 15 mil. Em poucos anos, é provável que pequenos escritórios e empresas de design já possam contar com essa tecnologia. Dentro de mais alguns, segundo a empresa Desktop Factory, a impressora 3D estará dentro dos lares americanos.

Já pensou comprar um objeto qualquer pela internet e imprimí-lo em casa?
Isto pode não estar tão distante quanto parece... Veja a reportagem no Jornal da Globo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo, do ponto de vista de grandes designers e arquitetos

O cineasta Marcelo Galvão conversa com a arquiteta Letícia Nobell , os designers Fernando e Humberto Campana e com os arquitetos do Triptyque sobre suas relações com a cidade e de que forma ela se relaciona com suas inspirações e processos criativos. Com excelentes imagens com efeito tilt-shift (aquele efeito de "miniaturização" da imagem), o video faz ver o lado belo da feia e complicada cidade de São Paulo . Vi na Wallpaper Magazine .

Abecedário de Millôr Fernandes

Vi esse texto pela primeira vez na revista Tupigrafia. Aliás, no site deles tem o link pro Flickr da revista. Vale a pena dar uma olhada: http://www.flickr.com/photos/tupigrafia/ Gostei bastante e por isso dei a minha interpretação gráfica pra ele, apenas como estudo mesmo. Espero que gostem. Coloco abaixo da imagem o texto digitado para quem quiser... Abecedário (Millôr Fernandes) O A é uma letra com sótão. Chove sempre um pouco sobre o à craseado. O B é um l que se apaixonou pelo 3. O b minúsculo é uma letra grávida. Ao c só lhe resta uma saída. o ç cedilha, esse jamais tira a gravata. D é um berimbau bíblico. O e minúsculo é uma letra esteatopígia (esteatopígia, ensino aos mais atrasadinhos, é uma pessoa que tem certa parte do corpo que fica atrás e embaixo, muito feia). O E ri-se eternamente das outras letras. O F, com seu chapéu desabado sobre os olhos, é um gângster à espera de oportunidade. O f minúsculo é um poste antigo. A pontinha do G é que lhe dá esse ar desdenhoso. O g mi...

Defina "mandar bem no Illustrator"

E você e eu aqui achando que mandávamos bem no desenho vetorial... tsc, tsc... O nome da fera é Ruslan Khasanov , ilustrador da Russia. Vi no Behance .