Doug Leonardo . Drafts: Antes eram apenas as últimas folhas do caderno. Agora o caderno só tem últimas folhas.Me siga no Twitter!Ir para a home do Blog

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Ecofont - uma fonte em prol do design sustentável

Sustentabilidade e consumo consciente são termos que você deve estar bastante acostumado a ouvir e ler sobre, seja qual for sua profissão ou área de estudo.
Se você é designer, é bem provável que estes são temas que andam mexendo bastante com seu modo de pensar e projetar o que quer que seja.

Foi exatamente neste caminho que o pessoal da agência holandesa SPRANQ iniciou pesquisas relacionadas ao consumo de tinta na impressão de tipos (letras, fontes).
Além do amplo consumo de papéis, a impressão de grandes quantidades de texto normalmente consume muita tinta que, segundo os estudos, poderia ser economizada.

A partir deste estudo, a agência propôs uma nova fonte que promete economizar até 20% de tinta na hora de imprimir: é a Ecofont!

O segredo da economia está em uma idéia simples (como normalmente acontece no caso das grandes idéias): os caras fizeram vários estudos sobre o quanto do corpo das letras poderia ser retirado de maneira que o tipo não perdesse sua legibilidade ainda que aplicado em tamanhos reduzidos. E o melhor resultado foi atingido retirando pequenos círculos das letras.

A Ecofont pode ser baixada gratuitamente em um hotsite criado especialmente para divulgar o projeto no seguinte endereço:
http://www.ecofont.eu/baixar_pt.html

O legal é que o hotsite tem uma versão em português de portugal, então se você quiser saber mais sobre o projeto é só acessar:
http://www.ecofont.eu/ecofont_pt.html

Estava revirando umas fontes aqui e achei uma que, logo, estava no caminho certo da sustentabilidade e da economia! (rs)

Bom, é isso aí! Boas idéias como essa precisam ser divulgadas.
Agora vou testar a Ecofont nuns impressos e ver o que acontece!

Abraços!

Um comentário:

sou eu.. Luana disse...

ADOREI a idéia dessa "ecofont", obrigada por divulgá-la =P

 

.Drafts: Blog do designer Doug Leonardo.

Visite: www.dougleonardo.com | Twitter.com/dougleonardo

Layout originalmente criado por Douglas Bowman e personalizado por Doug Leonardo.

BlogBlogs.Com.Br