Pular para o conteúdo principal

Ecofont - uma fonte em prol do design sustentável

Sustentabilidade e consumo consciente são termos que você deve estar bastante acostumado a ouvir e ler sobre, seja qual for sua profissão ou área de estudo.
Se você é designer, é bem provável que estes são temas que andam mexendo bastante com seu modo de pensar e projetar o que quer que seja.

Foi exatamente neste caminho que o pessoal da agência holandesa SPRANQ iniciou pesquisas relacionadas ao consumo de tinta na impressão de tipos (letras, fontes).
Além do amplo consumo de papéis, a impressão de grandes quantidades de texto normalmente consume muita tinta que, segundo os estudos, poderia ser economizada.

A partir deste estudo, a agência propôs uma nova fonte que promete economizar até 20% de tinta na hora de imprimir: é a Ecofont!

O segredo da economia está em uma idéia simples (como normalmente acontece no caso das grandes idéias): os caras fizeram vários estudos sobre o quanto do corpo das letras poderia ser retirado de maneira que o tipo não perdesse sua legibilidade ainda que aplicado em tamanhos reduzidos. E o melhor resultado foi atingido retirando pequenos círculos das letras.

A Ecofont pode ser baixada gratuitamente em um hotsite criado especialmente para divulgar o projeto no seguinte endereço:
http://www.ecofont.eu/baixar_pt.html

O legal é que o hotsite tem uma versão em português de portugal, então se você quiser saber mais sobre o projeto é só acessar:
http://www.ecofont.eu/ecofont_pt.html

Estava revirando umas fontes aqui e achei uma que, logo, estava no caminho certo da sustentabilidade e da economia! (rs)

Bom, é isso aí! Boas idéias como essa precisam ser divulgadas.
Agora vou testar a Ecofont nuns impressos e ver o que acontece!

Abraços!

Comentários

Luana Moura disse…
ADOREI a idéia dessa "ecofont", obrigada por divulgá-la =P

Postagens mais visitadas deste blog

"Disconnect for a while. Read a book"

Isso! Vou usar esta frase como desculpa pelo tempão sem publicar nada por aqui. Bom, na verdade não é nem de perto só uma desculpa mesmo. Mas não vamos falar disso, afinal já estou de semi-férias de novo, um pouco mais tranquilo. A frase título deste post é uma sacada genial de um anúncio criado pela agência israelita Brickman para a livraria Tzomet Sfarim, seguindo o conceito "minimal" do tipo "por que eu não tive essa idéia antes??". Fazendo um trocadilho com o nome do site de relacionamento Facebook , o anúncio diz: "Face a book", ou em português, "Encare um livro". Muito bom! Este anúncio eu vi em um site muito bacana que descobri ontem, o Ads Of The World .

Um cartaz para o #forasarney

Nos últimos dias todos ficaram sabendo do barulho que anda fazendo a campanha online que pede a renúncia do Presidente do Senado José Sarney. Lançada no Twitter pelo Rafinha Bastos há algumas semanas, a campanha foi tomando grandes proporções e cada vez mais pessoas passaram a trocar mensagens identificadas pelo tópico #forasarney, criticando a permanência de Sarney no poder. Até mesmo um blog foi lançado: o forasarney.com.br Bom, para demonstrar meu apoio a campanha, segue uma brincadeira que fiz com base no famoso cartaz criado por Shepard Fairey para a campanha de Barack Obama. É claro que, no nosso caso, o cartaz também tem a função de apoiar, mas apoiar a renúncia do Sr. Sarney. Quem sabe não adotam o cartaz na campanha? haha :) Quer imprimir? Baixe o PDF aqui. Aquele abraço!

As fontes mais odiadas pelos designers e mais amadas pelo mundão afora!

Essa eu li no blog 10.000 words e achei demais! Você já notou que algumas fontes são excessivamente usadas para determinadas coisas, sejam trabalhos feitos por designers (ou muitas vezes "dezainers") ou o convite feito pela sua amiga para chamar para uma festa? Com certeza por esse motivo essas fontes são tão odiadas pela maioria das pessoas que trabalham com criação. E pensando por outro lado, coitados dos tipógrafos ou designers que projetaram estas fontes... Designers iniciantes, cuidado com estas fontes! Elas são sedutoras, mas muito perigosas! hehe... Bom, então vamos às 9 fontes que deveriam morrer entrar em coma (um pouco mais de tolerância rs) por um tempo. Porque, afinal, essas pobres fontes só precisam de um tempo, um bom tempo! Ah, acrescentei duas que na minha opinião precisavam estar na lista também! • DEAR JOE Seu grande problema é que ela simplesmente não se parece com uma fonte cursiva. Neste ponto concordo com o 10.000 words . A dica que ele dá eu também re