Pular para o conteúdo principal

Ecofont - uma fonte em prol do design sustentável

Sustentabilidade e consumo consciente são termos que você deve estar bastante acostumado a ouvir e ler sobre, seja qual for sua profissão ou área de estudo.
Se você é designer, é bem provável que estes são temas que andam mexendo bastante com seu modo de pensar e projetar o que quer que seja.

Foi exatamente neste caminho que o pessoal da agência holandesa SPRANQ iniciou pesquisas relacionadas ao consumo de tinta na impressão de tipos (letras, fontes).
Além do amplo consumo de papéis, a impressão de grandes quantidades de texto normalmente consume muita tinta que, segundo os estudos, poderia ser economizada.

A partir deste estudo, a agência propôs uma nova fonte que promete economizar até 20% de tinta na hora de imprimir: é a Ecofont!

O segredo da economia está em uma idéia simples (como normalmente acontece no caso das grandes idéias): os caras fizeram vários estudos sobre o quanto do corpo das letras poderia ser retirado de maneira que o tipo não perdesse sua legibilidade ainda que aplicado em tamanhos reduzidos. E o melhor resultado foi atingido retirando pequenos círculos das letras.

A Ecofont pode ser baixada gratuitamente em um hotsite criado especialmente para divulgar o projeto no seguinte endereço:
http://www.ecofont.eu/baixar_pt.html

O legal é que o hotsite tem uma versão em português de portugal, então se você quiser saber mais sobre o projeto é só acessar:
http://www.ecofont.eu/ecofont_pt.html

Estava revirando umas fontes aqui e achei uma que, logo, estava no caminho certo da sustentabilidade e da economia! (rs)

Bom, é isso aí! Boas idéias como essa precisam ser divulgadas.
Agora vou testar a Ecofont nuns impressos e ver o que acontece!

Abraços!

Comentários

Luana Moura disse…
ADOREI a idéia dessa "ecofont", obrigada por divulgá-la =P

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo, do ponto de vista de grandes designers e arquitetos

O cineasta Marcelo Galvão conversa com a arquiteta Letícia Nobell , os designers Fernando e Humberto Campana e com os arquitetos do Triptyque sobre suas relações com a cidade e de que forma ela se relaciona com suas inspirações e processos criativos. Com excelentes imagens com efeito tilt-shift (aquele efeito de "miniaturização" da imagem), o video faz ver o lado belo da feia e complicada cidade de São Paulo . Vi na Wallpaper Magazine .

Abecedário de Millôr Fernandes

Vi esse texto pela primeira vez na revista Tupigrafia. Aliás, no site deles tem o link pro Flickr da revista. Vale a pena dar uma olhada: http://www.flickr.com/photos/tupigrafia/ Gostei bastante e por isso dei a minha interpretação gráfica pra ele, apenas como estudo mesmo. Espero que gostem. Coloco abaixo da imagem o texto digitado para quem quiser... Abecedário (Millôr Fernandes) O A é uma letra com sótão. Chove sempre um pouco sobre o à craseado. O B é um l que se apaixonou pelo 3. O b minúsculo é uma letra grávida. Ao c só lhe resta uma saída. o ç cedilha, esse jamais tira a gravata. D é um berimbau bíblico. O e minúsculo é uma letra esteatopígia (esteatopígia, ensino aos mais atrasadinhos, é uma pessoa que tem certa parte do corpo que fica atrás e embaixo, muito feia). O E ri-se eternamente das outras letras. O F, com seu chapéu desabado sobre os olhos, é um gângster à espera de oportunidade. O f minúsculo é um poste antigo. A pontinha do G é que lhe dá esse ar desdenhoso. O g mi...

Sean Gordon, o irmão músico do Sonic

O cara é tão rápido com as cordas quanto o Ouriço azul da Sega. E o cabelo é igual, vai! :) Essa é pra você (que acha) que toca violão ou guitarra bem. É pra você também que diz que eu toco violão e guitarra bem! Bora rever conceitos! hehe... Feeling e técnica em alto nível. Assista, vale a pena! Tem um filme bacaninha (bem água com açúcar) chamado "O som do coração", em que o personagem principal toca violão nessa mesma pegada. Vale conferir tbm. Aí vai o trailer: A dica foi do @mynameis_jonas do blog Da boca da Baleia . :)