Pular para o conteúdo principal

Guia de mídias sociais para designers e criativos - Parte I

Faz um tempo que tava querendo compartilhar com vocês uma listagem inicial de sites dentro desta idéia de mídias sociais / networking, voltados para designers e criativos em geral.

Para quem trabalha com criação, é fundamental ter um portfolio apresentando trabalhos realizados, ainda que sejam apenas trabalhos acadêmicos. Na verdade, na minha opinião um bom portfolio certamente conta bem mais do que um bom currículo.

O grande problema é que com a correria do dia-a-dia, trabalhos para entregar para clientes ou para professores, estudos, pesquisas, e claro, o tempo que precisamos para desencanar de tudo isso, acaba faltando um espaço para criar um bom portfolio.

É neste sentido que se torna ainda mais interessante utilizar boas ferramentas pra ter seu trabalho visto. Aliás, ainda que você tenha um bom portfolio, todos estes sites ajudam a "fazer um barulho" sobre quem você é e o que faz, o que te torna mais fácil de ser encontrado.

Eu mesmo estou procurando aos poucos encontrar um tempinho para usar todas essas ferramentas. Tá difícil, mas vale a pena principalmente pra abastecer as idéias!

Segue uma lista inicial de sites que eu utilizo e recomendo:



No Design:Related, além de criar uma página de portfolio e expor seus trabalhos, é possível compartilhar links e imagens de inspiração. Vale para manter contato com pessoas das diversas áreas ligadas à criação, comunicação e arte.
Meu perfil um pouco desatualizado no D:R: design-related.com/dougleonardo



O Behance é um dos mais completos, principalmente quanto à personalização da sua página pessoal. Além disso, conta com uma apresentação de "Featured jobs" que da pra ficar horas navegando...
Ainda preciso atualizar meu perfil, mas se quiser acessar: behance.net/dougleonardo



Este foi um dos primeiros que conheci e entrei, na época em que estava desenvolvendo o TCC no Senac em 2005. Bom, já da pra notar que meu interesse por mídias sociais vem de um tempo...

Na época, cheguei a criar e desenvolver com a ajuda de um amigo programador da Insite (CHF) um site com este conceito. E ele chegou a ficar no ar e ter algumas dezenas de usuários, mas infelizmente tive que interrompê-lo. Quem sabe um dia não retomo?

Meu perfil no Crossmind (tbm precisa dar um tapa, ainda to com 21 anos lá! heheh)



O New Web Pick também foi uma das minhas referências no TCC.
É mais voltado pra quem atua na área do design para web.
O visu já foi mais bacana, aliás fazia um bom tempo que não acessava este. Mas vale o clique!


http://johnrobertlemon.googlepages.com/logo_pond.gif Logopond.com

Este é exclusivo para logotipos.
Nele você também cria sua página de perfil e compartilha logos desenvolvidos e idéias.
Minha página no Logopond: http://logopond.com/members/profile/13859
Tem gente muito boa publicando excelentes trabalhos por lá. Vale a pena!



Ainda usei bem pouco o Carbonmade, mas este é um excelente site e seu visu bem neutro é muito adequado para expor trabalhos. Uma boa para quem ainda não tem portifa e quer expor trabalhos sem a interferência de outras informações na tela.
O meu: http://dougleonardo.carbonmade.com
Uma amiga minha estilista curtiu bastante. Da uma olhada no portifa dela pra ver o que pode rolar lá (já que no meu ainda não tem nada hehe): http://lygiasuaide.carbonmade.com



Este é fundamental pra qualquer um que trabalha com criação.
Uma boa sacada: basicamente compartilhar paleta de cores.
Só o "logo" que não entendo, não faz muito sentido pra mim... mas isto é outra coisa...
Em tempo: claro que a escolha dos tons de cinza para as interfaces foi muito feliz, valoriza as cores.


Outras opções do tipo listagem de profissionais para empresas/clientes:
- http://www.creativehub.com/
- http://www.freela.com.br/
- http://www.designup.pro.br


Ah, claro que não posso deixar de colocar nessa lista o próprio Blogger do Google - que, aliás, melhorou muito em recursos depois que o Google passou a tomar conta.

Além do Blogger, outra boa ferramenta para criação de blogs, mais indicada para quem quer ter liberdade total para personalizar é o WordPress.



O WordPress é uma ferramenta que vem inclusa em planos de hospedagem como os da Insite.
É o mais indicado para blogs profissionais.

Além dessa versão inclusa em pacotes de hospedagem de sites, há também uma versão free, semelhante ao Blogger: www.wordpress.com.

O blog do meu irmão Jonas Johnny está lá: http://ilinkit.wordpress.com


Ah, uma última ferramenta de blog: O Tumblr!

Outra que estou começando a explorar mas que parece bem bacana.
Meu blog lá: http://dougleonardo.tumblr.com


Bom, publico em uma parte 2 mais alguns que tenho na manga.
Ah, se você conhece algum que não está nessa lista é só mandar e eu publico no próximo post!

Abração!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Disconnect for a while. Read a book"

Isso! Vou usar esta frase como desculpa pelo tempão sem publicar nada por aqui. Bom, na verdade não é nem de perto só uma desculpa mesmo. Mas não vamos falar disso, afinal já estou de semi-férias de novo, um pouco mais tranquilo. A frase título deste post é uma sacada genial de um anúncio criado pela agência israelita Brickman para a livraria Tzomet Sfarim, seguindo o conceito "minimal" do tipo "por que eu não tive essa idéia antes??". Fazendo um trocadilho com o nome do site de relacionamento Facebook , o anúncio diz: "Face a book", ou em português, "Encare um livro". Muito bom! Este anúncio eu vi em um site muito bacana que descobri ontem, o Ads Of The World .

Um cartaz para o #forasarney

Nos últimos dias todos ficaram sabendo do barulho que anda fazendo a campanha online que pede a renúncia do Presidente do Senado José Sarney. Lançada no Twitter pelo Rafinha Bastos há algumas semanas, a campanha foi tomando grandes proporções e cada vez mais pessoas passaram a trocar mensagens identificadas pelo tópico #forasarney, criticando a permanência de Sarney no poder. Até mesmo um blog foi lançado: o forasarney.com.br Bom, para demonstrar meu apoio a campanha, segue uma brincadeira que fiz com base no famoso cartaz criado por Shepard Fairey para a campanha de Barack Obama. É claro que, no nosso caso, o cartaz também tem a função de apoiar, mas apoiar a renúncia do Sr. Sarney. Quem sabe não adotam o cartaz na campanha? haha :) Quer imprimir? Baixe o PDF aqui. Aquele abraço!

As fontes mais odiadas pelos designers e mais amadas pelo mundão afora!

Essa eu li no blog 10.000 words e achei demais! Você já notou que algumas fontes são excessivamente usadas para determinadas coisas, sejam trabalhos feitos por designers (ou muitas vezes "dezainers") ou o convite feito pela sua amiga para chamar para uma festa? Com certeza por esse motivo essas fontes são tão odiadas pela maioria das pessoas que trabalham com criação. E pensando por outro lado, coitados dos tipógrafos ou designers que projetaram estas fontes... Designers iniciantes, cuidado com estas fontes! Elas são sedutoras, mas muito perigosas! hehe... Bom, então vamos às 9 fontes que deveriam morrer entrar em coma (um pouco mais de tolerância rs) por um tempo. Porque, afinal, essas pobres fontes só precisam de um tempo, um bom tempo! Ah, acrescentei duas que na minha opinião precisavam estar na lista também! • DEAR JOE Seu grande problema é que ela simplesmente não se parece com uma fonte cursiva. Neste ponto concordo com o 10.000 words . A dica que ele dá eu também re