Pular para o conteúdo principal

As fontes mais odiadas pelos designers e mais amadas pelo mundão afora!

Essa eu li no blog 10.000 words e achei demais!
Você já notou que algumas fontes são excessivamente usadas para determinadas coisas, sejam trabalhos feitos por designers (ou muitas vezes "dezainers") ou o convite feito pela sua amiga para chamar para uma festa?

Com certeza por esse motivo essas fontes são tão odiadas pela maioria das pessoas que trabalham com criação. E pensando por outro lado, coitados dos tipógrafos ou designers que projetaram estas fontes...

Designers iniciantes, cuidado com estas fontes! Elas são sedutoras, mas muito perigosas! hehe...

Bom, então vamos às 9 fontes que deveriam morrer entrar em coma (um pouco mais de tolerância rs) por um tempo. Porque, afinal, essas pobres fontes só precisam de um tempo, um bom tempo!

Ah, acrescentei duas que na minha opinião precisavam estar na lista também!

• DEAR JOE
Seu grande problema é que ela simplesmente não se parece com uma fonte cursiva. Neste ponto concordo com o 10.000 words.
A dica que ele dá eu também recomendo: deixe-a de lado, parte pra outra! Ou se não, use o Your Fonts para criar a fonte de sua própria letra de mão grátis!

• TRAJAN
Você com certeza já viu muito essa fonte ao ir ao cinema ou a uma locadora.
É a fonte preferida dos designers de capa e cartaz de filmes. Se for filme épico então, é quase certeza que a Trajan estará lá!
Tem um vídeo muito bom sobre isto, super bem humorado, também indicado pelo "10.000". Da uma olhada:



• PAPYRUS
Esta é uma que é utilizada para quase tudo em qualquer lugar, principalmente se o assunto é "coisas naturais" (e até sobrenaturais! hehe).
Tem um blog que dá alguns exemplos disso: http://www.alancaudel.com/papyrus/

• DOLPHIN
Moteís, hotéis, restaurantes de frutos do mar, ou então qualquer outra comunicação que queira dar aquele tom meio retrô. Vc já viu essa tbm!

• BRUSH SCRIPT
A Brush é uma das campeãs em simpatia! Esta é capaz de mesmo quem não manja nada de tipografia e design saber até o nome!

• COMIC SANS
Para mim, a campeã!
Quer dar um tom alegre e descontraído? Comic Sans na cabeça!
Convites de chá-de-seja-lá-o-que-for, de aniversário de criança, logotipo de buffet... ela é a preferida!
Mas se você repara bem nas campanhas por aí, deve se lembrar do que foi feito para o OMO há um tempinho. E lá estava a nossa querida Comic. Realmente Cômico:

Foto encontrada no blog BrainStorm9:
• COOLVETICA
Essa na verdade não conheço tão bem, mas vou incluir na lista para servir de aviso para mim mesmo! hehehe...
Prima "descolada" da polêmica Helvetica, segundo o 10.000 ela está sempre por perto quando a idéia é tentar parecer "bacana".

Aliás, um adendo: Se vc quer ser designer ou trabalhar com criação, a primeira palavra que vc precisa aprender para parecer que manja muito é "BACANA"! (rs)

• FORMAL SCRIPT
Ãhn? Quem vai casar? Onde? :D

• COOPERPLATE GOTHIC
Essa era a chave para o sucesso das empresas na internet! E na verdade ainda hoje muitas outras companhias investem nessa idéia em sua comunicação visual!
Também exite um blog em "homenagem" a ela: I Hate Cooperplate! Até rima!
Brincadeiras à parte, o blog tem um breve histórico da fonte criada por
Frederic W. Goudy.

Bom, isto encerra esta sequência de posts sobre tipografia.
Uns sites bons para você encontrar estas e (de preferência) outras fontes:
dafont, netfontes e o urbanfonts

Abraços e até mais!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Disconnect for a while. Read a book"

Isso! Vou usar esta frase como desculpa pelo tempão sem publicar nada por aqui. Bom, na verdade não é nem de perto só uma desculpa mesmo. Mas não vamos falar disso, afinal já estou de semi-férias de novo, um pouco mais tranquilo. A frase título deste post é uma sacada genial de um anúncio criado pela agência israelita Brickman para a livraria Tzomet Sfarim, seguindo o conceito "minimal" do tipo "por que eu não tive essa idéia antes??". Fazendo um trocadilho com o nome do site de relacionamento Facebook , o anúncio diz: "Face a book", ou em português, "Encare um livro". Muito bom! Este anúncio eu vi em um site muito bacana que descobri ontem, o Ads Of The World .

Um cartaz para o #forasarney

Nos últimos dias todos ficaram sabendo do barulho que anda fazendo a campanha online que pede a renúncia do Presidente do Senado José Sarney. Lançada no Twitter pelo Rafinha Bastos há algumas semanas, a campanha foi tomando grandes proporções e cada vez mais pessoas passaram a trocar mensagens identificadas pelo tópico #forasarney, criticando a permanência de Sarney no poder. Até mesmo um blog foi lançado: o forasarney.com.br Bom, para demonstrar meu apoio a campanha, segue uma brincadeira que fiz com base no famoso cartaz criado por Shepard Fairey para a campanha de Barack Obama. É claro que, no nosso caso, o cartaz também tem a função de apoiar, mas apoiar a renúncia do Sr. Sarney. Quem sabe não adotam o cartaz na campanha? haha :) Quer imprimir? Baixe o PDF aqui. Aquele abraço!