Doug Leonardo . Drafts: Antes eram apenas as últimas folhas do caderno. Agora o caderno só tem últimas folhas.Me siga no Twitter!Ir para a home do Blog

sábado, setembro 12, 2009

"Face-lift" na identidade visual do Carrefour

Pouco depois do anúncio e veiculação da nova identidade visual do Pão de Açúcar, agora é a vez do Carrefour apresentar sua (tímida) modernização de marca.

Não, desta vez não tem glows e demais efeitinhos web 2.0 que muita gente tanto odeia. Desta vez a mudança é realmente bem sutil.

Comparando as marcas:

Nova marca Carrefour

A marca em si sofreu mudanças realmente leves. É possível notar pequenas diferenças nas curvas que formam a letra "C", contra-forma do fundo vermelho e azul. Acho que não é mais novidade para ninguém que a marca é composta por uma letra "C" vazada, ao centro, certo?
Além disso, reparem que as cores estão mais saturadas e vivas.

De fato, nítida mesmo é a nova tipografia escolhida, que agora acompanha exatamente o desenho da letra "C" que compõe a marca, o que, na minha opinião, é bem interessante e permite uma maior harmonia entre "logo" e "tipo". Veja a diferença tipográfica:

Nova marca Carrefour

Bom, agora vem a parte polêmica. Claro, sem ela não tem graça! :)

A nova marca acompanha novas aplicações para o sistema de identidade, utilizando-a em variações cromáticas com aplicação de gradientes:

Nova marca Carrefour

Nova marca Carrefour

Uma escolha não muito feliz que acaba de certa forma descaracterizando um excelente conceito - sempre achei genial o desenho desta marca.

E você, o que achou?

A historinha da marca Carrefour, para quem não conhece:
O nome "Carrefour" (pronuncia-se carfúr) é de origem francesa, de onde se origina também a empresa, e significa "cruzamento". Por que? Bom, porque diz a lenda que a primeira loja da rede situava-se em um cruzamento. Daí vem a saca genial: a letra "C" vazada ao centro da forma vermelha e azul (cores da bandeira francesa) trabalha como contra-forma de maneira que para muitos, até hoje, a letrinha passe desapercebida, formando as duas setas para a esquerda e para a direita, ainda em referência ao cruzamento. Bacana né?

2 comentários:

Bianca disse...

genzuz, esse degrade ficou realmente horroroso.. hehehe
poderiam ter parado no arredondamento dos logos ehhee.

Anônimo disse...

Achei bem interessante o lado da tipografia agora acompanhar o simbolo, assim conversa bem mais!

 

.Drafts: Blog do designer Doug Leonardo.

Visite: www.dougleonardo.com | Twitter.com/dougleonardo

Layout originalmente criado por Douglas Bowman e personalizado por Doug Leonardo.

BlogBlogs.Com.Br