Pouco depois do anúncio e veiculação da nova identidade visual do Pão de Açúcar, agora é a vez do Carrefour apresentar sua (tímida) modernização de marca.
Não, desta vez não tem glows e demais efeitinhos web 2.0 que muita gente tanto odeia. Desta vez a mudança é realmente bem sutil.
Comparando as marcas:
A marca em si sofreu mudanças realmente leves. É possível notar pequenas diferenças nas curvas que formam a letra "C", contra-forma do fundo vermelho e azul. Acho que não é mais novidade para ninguém que a marca é composta por uma letra "C" vazada, ao centro, certo?
Além disso, reparem que as cores estão mais saturadas e vivas.
De fato, nítida mesmo é a nova tipografia escolhida, que agora acompanha exatamente o desenho da letra "C" que compõe a marca, o que, na minha opinião, é bem interessante e permite uma maior harmonia entre "logo" e "tipo". Veja a diferença tipográfica:
Bom, agora vem a parte polêmica. Claro, sem ela não tem graça! :)
A nova marca acompanha novas aplicações para o sistema de identidade, utilizando-a em variações cromáticas com aplicação de gradientes:
Uma escolha não muito feliz que acaba de certa forma descaracterizando um excelente conceito - sempre achei genial o desenho desta marca.
E você, o que achou?
A historinha da marca Carrefour, para quem não conhece:
O nome "Carrefour" (pronuncia-se carfúr) é de origem francesa, de onde se origina também a empresa, e significa "cruzamento". Por que? Bom, porque diz a lenda que a primeira loja da rede situava-se em um cruzamento. Daí vem a saca genial: a letra "C" vazada ao centro da forma vermelha e azul (cores da bandeira francesa) trabalha como contra-forma de maneira que para muitos, até hoje, a letrinha passe desapercebida, formando as duas setas para a esquerda e para a direita, ainda em referência ao cruzamento. Bacana né?
Não, desta vez não tem glows e demais efeitinhos web 2.0 que muita gente tanto odeia. Desta vez a mudança é realmente bem sutil.
Comparando as marcas:
A marca em si sofreu mudanças realmente leves. É possível notar pequenas diferenças nas curvas que formam a letra "C", contra-forma do fundo vermelho e azul. Acho que não é mais novidade para ninguém que a marca é composta por uma letra "C" vazada, ao centro, certo?
Além disso, reparem que as cores estão mais saturadas e vivas.
De fato, nítida mesmo é a nova tipografia escolhida, que agora acompanha exatamente o desenho da letra "C" que compõe a marca, o que, na minha opinião, é bem interessante e permite uma maior harmonia entre "logo" e "tipo". Veja a diferença tipográfica:
Bom, agora vem a parte polêmica. Claro, sem ela não tem graça! :)
A nova marca acompanha novas aplicações para o sistema de identidade, utilizando-a em variações cromáticas com aplicação de gradientes:
Uma escolha não muito feliz que acaba de certa forma descaracterizando um excelente conceito - sempre achei genial o desenho desta marca.
E você, o que achou?
A historinha da marca Carrefour, para quem não conhece:
O nome "Carrefour" (pronuncia-se carfúr) é de origem francesa, de onde se origina também a empresa, e significa "cruzamento". Por que? Bom, porque diz a lenda que a primeira loja da rede situava-se em um cruzamento. Daí vem a saca genial: a letra "C" vazada ao centro da forma vermelha e azul (cores da bandeira francesa) trabalha como contra-forma de maneira que para muitos, até hoje, a letrinha passe desapercebida, formando as duas setas para a esquerda e para a direita, ainda em referência ao cruzamento. Bacana né?
Comentários
poderiam ter parado no arredondamento dos logos ehhee.