Pular para o conteúdo principal

"Face-lift" na identidade visual do Carrefour

Pouco depois do anúncio e veiculação da nova identidade visual do Pão de Açúcar, agora é a vez do Carrefour apresentar sua (tímida) modernização de marca.

Não, desta vez não tem glows e demais efeitinhos web 2.0 que muita gente tanto odeia. Desta vez a mudança é realmente bem sutil.

Comparando as marcas:

Nova marca Carrefour

A marca em si sofreu mudanças realmente leves. É possível notar pequenas diferenças nas curvas que formam a letra "C", contra-forma do fundo vermelho e azul. Acho que não é mais novidade para ninguém que a marca é composta por uma letra "C" vazada, ao centro, certo?
Além disso, reparem que as cores estão mais saturadas e vivas.

De fato, nítida mesmo é a nova tipografia escolhida, que agora acompanha exatamente o desenho da letra "C" que compõe a marca, o que, na minha opinião, é bem interessante e permite uma maior harmonia entre "logo" e "tipo". Veja a diferença tipográfica:

Nova marca Carrefour

Bom, agora vem a parte polêmica. Claro, sem ela não tem graça! :)

A nova marca acompanha novas aplicações para o sistema de identidade, utilizando-a em variações cromáticas com aplicação de gradientes:

Nova marca Carrefour

Nova marca Carrefour

Uma escolha não muito feliz que acaba de certa forma descaracterizando um excelente conceito - sempre achei genial o desenho desta marca.

E você, o que achou?

A historinha da marca Carrefour, para quem não conhece:
O nome "Carrefour" (pronuncia-se carfúr) é de origem francesa, de onde se origina também a empresa, e significa "cruzamento". Por que? Bom, porque diz a lenda que a primeira loja da rede situava-se em um cruzamento. Daí vem a saca genial: a letra "C" vazada ao centro da forma vermelha e azul (cores da bandeira francesa) trabalha como contra-forma de maneira que para muitos, até hoje, a letrinha passe desapercebida, formando as duas setas para a esquerda e para a direita, ainda em referência ao cruzamento. Bacana né?

Comentários

Bianca disse…
genzuz, esse degrade ficou realmente horroroso.. hehehe
poderiam ter parado no arredondamento dos logos ehhee.
Anônimo disse…
Achei bem interessante o lado da tipografia agora acompanhar o simbolo, assim conversa bem mais!

Postagens mais visitadas deste blog

São Paulo, do ponto de vista de grandes designers e arquitetos

O cineasta Marcelo Galvão conversa com a arquiteta Letícia Nobell , os designers Fernando e Humberto Campana e com os arquitetos do Triptyque sobre suas relações com a cidade e de que forma ela se relaciona com suas inspirações e processos criativos. Com excelentes imagens com efeito tilt-shift (aquele efeito de "miniaturização" da imagem), o video faz ver o lado belo da feia e complicada cidade de São Paulo . Vi na Wallpaper Magazine .

Abecedário de Millôr Fernandes

Vi esse texto pela primeira vez na revista Tupigrafia. Aliás, no site deles tem o link pro Flickr da revista. Vale a pena dar uma olhada: http://www.flickr.com/photos/tupigrafia/ Gostei bastante e por isso dei a minha interpretação gráfica pra ele, apenas como estudo mesmo. Espero que gostem. Coloco abaixo da imagem o texto digitado para quem quiser... Abecedário (Millôr Fernandes) O A é uma letra com sótão. Chove sempre um pouco sobre o à craseado. O B é um l que se apaixonou pelo 3. O b minúsculo é uma letra grávida. Ao c só lhe resta uma saída. o ç cedilha, esse jamais tira a gravata. D é um berimbau bíblico. O e minúsculo é uma letra esteatopígia (esteatopígia, ensino aos mais atrasadinhos, é uma pessoa que tem certa parte do corpo que fica atrás e embaixo, muito feia). O E ri-se eternamente das outras letras. O F, com seu chapéu desabado sobre os olhos, é um gângster à espera de oportunidade. O f minúsculo é um poste antigo. A pontinha do G é que lhe dá esse ar desdenhoso. O g mi...

WGD 2010 - Por que eu valorizo o design

"I value design because without design, every project would be a mistake." (Eu valorizo o design porque sem design, todo projeto seria um erro.) Esse é o cartaz com a minha frase para o Dia Mundial do Design Gráfico , comemorado hoje, dia 27 de abril, e promovido pela ICOGRADA , o conselho internacional de associações de design gráfico. A data é celebrada desde 1995 e refere-se ao dia em que a ICOGRADA foi fundada. Neste ano, os idealizadores lançaram a pergunta: Por que você valoriza o design? A ideia é que nós, principalmente estudantes e profissionais da área, possamos refletir sobre nossa atuação e nossa visão sobre o ofício. Todo mundo pode contribuir, mandando frases no Twitter com a hashtag #wgd2010 Se quiser, faça como eu e baixe o cartaz no site da ICOGRADA para compartilhar sua frase sobre por que você valoriza o design. Sucesso a todos nós designers! :) G9SDFWJUANFF